CartaExpressa
Lula defende a inclusão da Venezuela nos Brics
Após encontro em Brasília, o presidente da Venezuela definiu o bloco como ‘o grande ímã dos que querem um mundo diferente’


O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira 29 ser favorável à entrada da Venezuela nos Brics, o bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A declaração foi concedida após encontro com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Brasília.
“Se perguntar a minha vontade, eu sou favorável”, disse o petista. Ele ressaltou, porém, que a inclusão depende de um pedido formal da Venezuela e de uma deliberação do bloco em reunião de cúpula.
Maduro, por sua vez, definiu os Brics como “o grande ímã dos que querem um mundo diferente”.
“Se perguntarem à Venezuela: ‘vocês aspiram algum dia estar juntos aos Brics? Sim. Queremos fazer parte dos Brics, de forma modesta. Mas sim. Fazer parte dos Brics e acompanhar a construção dessa nova arquitetura, dessa nova geopolítica mundial, desse novo mundo que está na nossa frente”, emendou o chefe de Estado venezuelano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula defende diálogo com a Venezuela, chama Guaidó de ‘impostor’ e pede relação além do comércio
Por CartaCapital
‘Que nunca mais fechem as portas entre Brasil e Venezuela’, diz Maduro após encontro com Lula
Por CartaCapital