CartaExpressa
Lula decide dividir a Economia em três ministérios
O anúncio partiu do coordenador dos grupos técnicos da transição, Aloizio Mercadante


O coordenador dos grupos técnicos da transição, o ex-ministro Aloizio Mercadante, anunciou que o Ministério da Economia será dividido em três pastas no novo governo. Serão recriados a partir de 1º de janeiro os ministérios de Planejamento, Orçamento e Gestão; da Fazenda; e de Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
A confirmação veio durante uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira 7, em Brasília.
“Nós tínhamos Ministério da Fazenda; Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Essas estruturas vão voltar a existir. O Brasil era muito mais eficiente e tinha políticas muito mais competentes com essa distribuição do que pegar e jogar tudo na Economia”, argumentou Mercadante.
Segundo ele, “toda demanda intragoverno” se concentrará na pasta de Planejamento e Orçamento, uma medida “fundamental inclusive para aliviar o Ministério da Fazenda para cuidar da política fazendária, macroeconômica”.
Mercadante acrescentou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos serão de responsabilidade do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonarista detido por convocar atiradores para a posse diz que ‘não tinha intenção de ameaçar’ Lula
Por CartaCapital
Lula se solidariza com Cristina, critica ‘lawfare’ e diz torcer por ‘Justiça imparcial’ na Argentina
Por Victor Ohana
Kassio Nunes manda à PGR pedido de Bolsonaro para investigar Lula por suposto crime contra a honra
Por CartaCapital