CartaExpressa,Política

Lula comemora apoio de Biden à quebra de patente de vacinas contra Covid

Lula comemora apoio de Biden à quebra de patente de vacinas contra Covid

Lula e Joe Biden. Fotos: Ricardo Stuckert e AFP

Lula e Joe Biden. Fotos: Ricardo Stuckert e AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou apoio à decisão dos Estados Unidos de reivindicar a quebra de patentes das vacinas contra a Covid-19. No Twitter, o petista chamou a posição de “histórica”.

“Quero saudar essa decisão histórica do governo Joe Biden. Desde 2020 defendemos que a suspensão do monopólio das patentes é a única saída para vacinação em massa de toda a população. A saúde não pode ser mercantilizada. A humanidade vai vencer esse vírus”, escreveu Lula.

O anúncio do governo Biden ocorreu nesta quarta-feira 5, por meio da representante comercial Katherine Tai, nas redes sociais. A funcionária alegou que as circunstâncias são “extraordinárias” e pediu “medidas extraordinárias”.

Pelo menos 100 países já apoiavam a proposta de tornar a vacina um bem público, como China, Índia e África do Sul. Mas a sugestão vem sendo recusada por países como Japão, Suíça e Brasil. Os Estados Unidos eram contra a ideia até o governo de Donald Trump.

Nos últimos dias, o Senado aprovou um projeto de Paulo Paim (PT-RS) para extinguir o direito à propriedade intelectual dos imunizantes contra o novo coronavírus.

 

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem