CartaExpressa
Lula amplia vantagem para Bolsonaro no segundo turno, diz pesquisa
Diferença vai a nove pontos: petista cresceu de 42% para 45% enquanto o presidente caiu de 40% para 36%, segundo XP/Ipespe


O ex-presidente Lula aparece quatro pontos a frente do presidente Jair Bolsonaro em pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira 11.
De acordo com o levantamento, o petista saltou três pontos desde o último levantamento, indo a 32%, enquanto Bolsonaro perdeu um ponto, chegando a 28%.
Ciro Gomes foi quem mais perdeu, passando de 9% para 6%. Sergio Moro oscilou um ponto para menos, de 8% para 7%, assim como Luciano Huck, que passou de 5% para 4%.
Em simulações de segundo turno, Lula abriu nove pontos de vantagem sobre Bolsonaro. A diferença era de dois na última pesquisa. Ele cresceu de 42% para 45% enquanto o presidente caiu de 40% para 36%.
Nas simulações, o presidente agora aparece numericamente atrás também de Ciro Gomes, que tem 41% contra 37%.
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Lula e Bolsonaro aparecem empatados, com 24%. Há 8% de votos brancos e nulos e 36% que não responderam. Outros candidatos juntos totalizam 8%.
Avaliação do governo
Segundo a pesquisa, hoje são 50% os que consideram a administração federal ruim ou péssima, um ponto percentual a mais que no levantamento de maio. A pesquisa é a nona consecutiva em que a tendência de alta se apresenta.
Desde outubro, quando o movimento começa, esse grupo saiu de 31% para os 50% atuais. O número é o pior da série desde o início do governo, junto com maio de 2020.
Copa América
Os entrevistados foram questionados também sobre a realização da Copa América no Brasil: 64% são contrários e 29% são favoráveis.
Os resultados mostram uma divisão na opinião a partir da aprovação ao presidente. Entre os que têm visão negativa de Bolsonaro, 83% reprovam o torneio. No outro grupo, 58% aprovam a realização da copa no Brasil.
Leia a pesquisa completa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Freixo anuncia que vai para o PSB e pede apoio de Ciro a Lula
Por CartaCapital
‘Ajudar o povo é fazer o que o Lula fez?’, pergunta Bolsonaro em Goiás
Por CartaCapital
Grande mídia sonha com candidato que derrote Lula e Bolsonaro, diz Greenwald
Por CartaCapital