CartaExpressa
Lucro do Itaú sobe 18% e chega a R$ 10,7 bilhões no 3º trimestre
O resultado é 6% maior que o contabilizado nos três meses anteriores, conforme balanço divulgado nesta segunda-feira 4


O Itaú Unibanco registrou um lucro recorrente de 10,675 bilhões de reais no terceiro trimestre deste ano, conforme um balanço divulgado nesta segunda-feira 4. O montante é 18% superior ao do mesmo período de 2023 e 6% maior que o contabilizado nos três meses anteriores.
O retorno recorrente sobre o patrimônio líquido médio anualizado, um indicador de rentabilidade, subiu de 22,4% no segundo trimestre para 22,7%. Outros destaques são a margem financeira, que chegou a 28,5 bilhões de reais no período (avanço anual de 8,5%), e a carteira de crédito, de 1,278 trilhão de reais (alta de 9,9% frente a 2023).
Já os empréstimos a pessoas físicas subiram 5,1% na comparação anual e 2,5% em três meses. Apesar disso, a inadimplência caiu: ficou em 2,6% a taxa de atrasos acima de 90 dias, 0,4 ponto percentual a menos que no ano anterior e 0,1 ponto abaixo do trimestre encerrado em junho.
“Conseguimos, em mais um trimestre, expandir nossa carteira de crédito e controlar nossos riscos”, disse em um comunicado Gabriel Amado de Moura, diretor financeiro do Itaú Unibanco.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.