CartaExpressa
Lucro do Itaú cresce e chega a R$ 9,7 bilhões no 1º trimestre
O resultado é 15,8% maior que o registrado no mesmo período de 2023


O Itaú Unibanco registrou um lucro de 9,77 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2024, um resultado 15,8% maior que o registrado no mesmo período de 2023. Frente ao desempenho do quarto trimestre do ano passado, o aumento é de 3,9%.
A receita bruta chegou a 42,8 bilhões de reais, 14,7% a mais que no mesmo recorte de 2023.
Contribuíram com os números do primeiro trimestre o incremento anual de 7,4% na margem financeira com clientes (para 25,8 bilhões de reais, impulsionada pelo avanço da concessão de crédito) e um crescimento de 5,8% nas receitas de serviços e seguros (somaram 13,5 bilhões de reais).
Em março de 2024, a carteira de crédito total do Itaú subiu 2,8% na comparação anual e atingiu 1,118 trilhão de reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lucro empresarial mundial cresce 14 vezes mais do que o salário de trabalhadores, aponta a Oxfam
Por Camila da Silva
ANS: planos de saúde registram lucro líquido de R$ 3 bilhões em 2023
Por CartaCapital
A queda nos lucros das estatais e os caipiras-cosmopolitas
Por Luiz Gonzaga Belluzzo