CartaExpressa
Lucro da Caixa sobe 49% e vai a R$ 2,9 bilhões no 1º trimestre
Ativos somaram 1,9 trilhão de reais em março de 2024, aumento de 13,9% em 12 meses


A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira 15 que atingiu 2,9 bilhões de reais em lucro líquido recorrente no 1º trimestre de 2024. Esse valor é 49% maior que o registrado no último trimestre de 2023.
Segundo o banco, os ativos Caixa somaram 1,9 trilhão de reais em março de 2024, aumento de 13,9% em 12 meses. A margem financeira alcançou 15,3 bilhões de reais, aumento de 9,9% em comparação ao mesmo período de 2023 e redução de 12,9% em relação ao último trimestre de 2023.
Em um comunicado, a estatal afirma que aumento em 12 meses é influenciado pelo crescimento de 0,2% nas receitas provenientes da carteira de crédito e pela redução nas despesas com recursos de instituições financeiras e oficiais em 18,1%.
No trimestre, as receitas da carteira de crédito alcançaram o valor de 29,3 bilhões de reais, com destaque para os aumentos, em 12 meses, de 3,0% nas receitas em comercial pessoa jurídica e 26,6% em agronegócio.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Caixa Econômica adia concurso no Rio Grande do Sul
Por Agência Brasil
Caixa libera ‘Saque Calamidade’ para municípios do RS; saiba como solicitar
Por André Lucena