CartaExpressa
Lotação de UTIs no interior de SP atinge pior momento da pandemia
Ao todo, são 5.206 pessoas estão internadas nos leitos de terapia intensiva


A lotação das UTIs no interior de São Paulo chega ao pior momento desde o início da pandemia da Covid-19. Ao todo, 5.206 pessoas estão internadas nos leitos de terapia intensiva da região. Os dados estão disponíveis na plataforma Info Tracker, da Unesp.
Em todo o estado, 11.161 pacientes com Covid-19 estavam nas UTIs disponíveis.
Das 15 regiões do interior monitoradas, somente Taubaté e Araçatuba estão abaixo dos 80% de ocupação de leitos de UTI, com 79,9% e 76,3%, segundo a plataforma. A pior região é São João do Boa Vista com 95,8%, seguida por Marília, com 95,2%, e Barretos 95%.
Já na Grande São Paulo, o índice segue alto, mas estável pouco abaixo dos 80%. A região com a menor taxa de ocupação de UTIs monitorada pela Info Traker é a da Baixada Santista com 64%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.