CartaExpressa
Lira diz que prisão de Chiquinho Brazão é ‘sensível’ e será tratada com o ‘máximo de cuidado’
Com o pedido de vista na CCJ, a análise ficou adiada para abril


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira 26, a análise sobre a prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), suspeito de ter mandado matar a vereadora Marielle Franco, será feita com “máximo cuidado” e que pedido de vista não atrapalha o processo.
A declaração ocorreu logo após a Comissão de Constituição e Justiça pedir vista sobre o processo para ter mais tempo para analisar o caso.
“Houve pedido de vista. A vista compreende duas sessões. Não há nenhum prejuízo para o processo, investigação, porque todo o tempo que transcorrer é em desfavor do réu que continuará preso até que o plenário se posicione em votação aberta. É um caso difícil e sensível para todos nós”, afirmou Lira.
Os pedidos de vista foram dos deputados Gilson Marques (Novo-SC), Roberto Duarte (Republicanos-AC) e Fausto Pinato (PP-SP), após o deputado Darci de Matos (PSD-SC), relator do caso na CCJ, dar parecer favorável à manutenção da prisão.
Como o prazo do pedido de vista é de duas sessões do plenário da Câmara, a análise pode ocorrer somente no dia 9 ou no dia 10 de abril, após o feriado de Páscoa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Caso Marielle: Pedido de vista adia votação na CCJ sobre a prisão de Chiquinho Brazão
Por Wendal Carmo
MP junto ao TCU defende a suspensão do salário de Chiquinho Brazão
Por Caio César
Suplente de Chiquinho Brazão na Câmara tem relação com a cúpula do jogo do bicho no Rio; conheça
Por CartaCapital