Ligação entre Bolsonaro e Trump ameaça as eleições no Brasil, destaca NY Times

Para os ideólogos que defendem um movimento nacionalista de direita, o Brasil é uma das peças mais importantes do tabuleiro global de xadrez

Foto: Agência Brasil

Apoie Siga-nos no

Os métodos de ataque à democracia usados pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, copiados pelo presidente Jair Bolsonaro, põem em risco as eleições de 2022 no Brasil. É o que destaca matéria do The New York Times publicada na quinta-feira 11.

De acordo com o jornal, a extrema-direta norte-americana exporta para aliados na América Latina táticas que envolvem o questionamento do processo eleitoral, rotulação de adversários como criminosos e a construção de novas redes sociais.

Ainda segundo a publicação, para os ideólogos que defendem um movimento nacionalista de direita, o Brasil é uma das peças mais importantes do tabuleiro global de xadrez.

“O Brasil também apresenta uma rica oportunidade econômica, com abundantes recursos naturais disponibilizados pela reversão das regulamentações de Bolsonaro e um mercado cativo para as novas redes sociais de direita administradas por Trump e outros”, diz o texto.

O jornal analisa que, para Bolsonaro, que se encontra cada vez mais isolado no cenário mundial e impopular, o apoio americano é um impulso bem-vindo. O nome Trump é um grito de guerra para a nova direita do Brasil e seus esforços para minar o sistema eleitoral dos EUA parecem ter inspirado e encorajado o brasileiro e seus apoiadores.


 

 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.