CartaExpressa
Ligação entre Bolsonaro e Trump ameaça as eleições no Brasil, destaca NY Times
Para os ideólogos que defendem um movimento nacionalista de direita, o Brasil é uma das peças mais importantes do tabuleiro global de xadrez


Os métodos de ataque à democracia usados pelo ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, copiados pelo presidente Jair Bolsonaro, põem em risco as eleições de 2022 no Brasil. É o que destaca matéria do The New York Times publicada na quinta-feira 11.
De acordo com o jornal, a extrema-direta norte-americana exporta para aliados na América Latina táticas que envolvem o questionamento do processo eleitoral, rotulação de adversários como criminosos e a construção de novas redes sociais.
Ainda segundo a publicação, para os ideólogos que defendem um movimento nacionalista de direita, o Brasil é uma das peças mais importantes do tabuleiro global de xadrez.
“O Brasil também apresenta uma rica oportunidade econômica, com abundantes recursos naturais disponibilizados pela reversão das regulamentações de Bolsonaro e um mercado cativo para as novas redes sociais de direita administradas por Trump e outros”, diz o texto.
O jornal analisa que, para Bolsonaro, que se encontra cada vez mais isolado no cenário mundial e impopular, o apoio americano é um impulso bem-vindo. O nome Trump é um grito de guerra para a nova direita do Brasil e seus esforços para minar o sistema eleitoral dos EUA parecem ter inspirado e encorajado o brasileiro e seus apoiadores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.