CartaExpressa
Líderes da Câmara pedem a Pacheco o adiamento da sessão desta terça no Congresso
O presidente do Senado deve se reunir com os congressistas para decidir sobre o pedido
Parlamentares governistas pediram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o adiamento da sessão do Congresso prevista para esta terça-feira 18.
Os deputados justificam no requerimento que o projeto de lei que estabelece o piso da enfermagem ainda não foi enviado à Casa _ o que deve ser feito pelo presidente Lula (PT), nesta tarde, às 17h30.
Pacheco deve se reunir ainda nesta manhã para decidir sobre o adiamento, conforme declarou a jornalistas.
Diante o pedido, a base governista também busca impedir a instauração da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os ataques do 8 de janeiro, cujo requerimento tem leitura prevista para a sessão de hoje, junto a outros três projetos de lei.
Questionado sobre o assunto, Pacheco declarou que: “O fato é que a CPI é um direito da minoria, reconhecido, inclusive, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e esse direito será por mim garantido. Mas o direito da realização da sessão [conjunta] é da maioria. Se a maioria não quiser dar quórum para realizar a sessão, a sessão não acontece”.
Assinaram a solicitação, os deputados Zeca Dirceu (PT-PR), Antonio Brito (PSD-BA), Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Fábio Macedo (Podemos-MA), Hugo Motta (Rebublicanos-PB) e Felipe Carreras (PSB-PE).
Leia o pedido na íntegra:
Excelentíssimo Presidente Rodrigo Pacheco,
Em função da centralidade da apreciação do mecanismo legal que dê conformidade à aplicação do Piso da Enfermagem e da não realização de sessão da CMO que trate desta pauta, solicitamos à vossa excelência o adiamento da sessão do Congresso Nacional previsto para o dia 18 de abril.
Att
Dep Zeca Dirceu, líder da Federação Brasil da Esperança (PT PCdoB PV)
Dep Antônio Brito, líder do PSD na Câmara dos Deputados
Dep Isnaldo Bulhões do MDB na Câmara dos Deputados
Dep Fabio Macedo, líder do PODEMOS na Câmara dos Deputados
Dep Hugo Motta, líder do REPUBLICANOS na Câmara dos Deputados
Dep Felipe Carreras, líder do PSB na Câmara dos Deputados
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Governo abriu espaço fiscal de R$ 7,3 bilhões para pagamento do piso da enfermagem, diz Tebet
Por Wendal Carmo
Lula prepara MP para solucionar impasse sobre o piso salarial da enfermagem
Por Wendal Carmo


