CartaExpressa
Lewandowski rejeita pedido de desbloqueio de bens de Palocci
A defesa do ex-ministro buscou a extensão de uma decisão favorável a Lula; o magistrado do STF, porém não vê paralelismos


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta segunda-feira 7 desbloquear os bens do ex-ministro Antonio Palocci.
A defesa argumentou que a decisão da Corte de declarar a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para bloquear os bens de Lula deveria alcançar também o seu caso.
Ao rebater os advogados, Lewandowski explicou que Palocci não foi alvo das mesmas medidas cautelares aplicadas contra Lula e que a defesa não demonstrou o paralelismo entre os dois processos.
Segundo Lewandowski, “para o aproveitamento de decisões proferidas com relação a terceiros, é preciso, primeiro, que tenha havido concurso de agentes e, depois, que a eventual extensão da decisum que beneficia um dos réus não esteja ancorada em motivos de caráter exclusivamente pessoal”.
O magistrado ressalvou ainda que “nada impede, por óbvio, que o peticionante renove a sua pretensão perante as autoridades judiciárias competentes, utilizando-se, para tanto, das ações e recursos previstos na legislação em vigor”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula destaca ‘fome’ e Moro escolhe ‘Lula’ como principal tema no Twitter
Por CartaCapital
Randolfe: ‘Alckmin como vice de Lula está praticamente resolvido’
Por Marina Verenicz
1 em cada 5 eleitores de Bolsonaro vão votar em Lula em 2022, diz pesquisa
Por CartaCapital