CartaExpressa
Fernández: ‘Levanto a voz contra os que submeteram o capitalismo à especulação financeira’
‘É hora de pedir uma reflexão coletiva. É hora de nossas almas se envolverem tanto quanto nossos cérebros’
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, criticou neste sábado 30 o governo de seu antecessor, o neoliberal Mauricio Macri, pelo endividamento contraído com o Fundo Monetário Nacional. Fernández participou da cúpula do G20, em Roma, na Itália.
“Não há inocentes nesta história. Aqueles que se endividaram sem lidar com as consequências desastrosas são tão responsáveis quanto aqueles que deram os recursos para financiar a fuga de divisas em uma economia desequilibrada”, disparou o argentino.
“Não se enganem. Não venho para negar o capitalismo, venho para levantar minha voz contra aqueles que sujeitaram o capitalismo da produção e do trabalho à lógica da especulação financeira. A ética social deve dar conteúdo à economia e o G20 deve se envolver nessa tarefa sabendo que tanta injustiça cerca nossas vidas”, prosseguiu.
No pronunciamento, Fernández também afirmou que “aqueles que repudiam um mundo no qual a riqueza está concentrada e a pobreza atinge milhões devem fortalecer as convicções.”
“É hora de pedir uma reflexão coletiva. É hora de nossas almas se envolverem tanto quanto nossos cérebros.”
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
G20: Único líder a recusar vacina, Bolsonaro exalta imunização ‘voluntária’ em pronunciamento na Itália
Por CartaCapital
No G20, Bolsonaro se encontra com Fernández e não repete ataques à Argentina
Por CartaCapital


