CartaExpressa

Leia a decisão de Moraes que tirou Valdemar Costa Neto da prisão

O ministro do STF acatou um parecer da Procuradoria-Geral da República pela substituição por medidas cautelares

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes concedeu no sábado 10 liberdade provisória ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

O líder do partido de Jair Bolsonaro havia sido preso na última quinta-feira 8, durante uma operação da Policia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. Na ocasião, Valdemar foi detido por um fato alheio à investigação: porte ilegal de arma de fogo.

No sábado, um dia depois de Moraes converter a prisão em flagrante em preventiva, a Procuradoria-Geral da República opinou pela substituição por medidas cautelares. O ministro acatou o parecer.

“Ocorre, entretanto, que, apesar de continuam presentes os requisitos ensejadores da prisão preventiva, algumas circunstâncias específicas devem ser analisadas, uma vez que o investigado é idoso, tendo 74 anos, e não teria cometido os crimes com violência ou grave ameaça, tendo sido os objetos encontrados dentro de sua residência, no momento do cumprimento de mandado de busca e apreensão”, ponderou o juiz.

Leia a íntegra da decisão:

PET 12100 LP

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar