CartaExpressa
Leia a decisão de Moraes que tirou Valdemar Costa Neto da prisão
O ministro do STF acatou um parecer da Procuradoria-Geral da República pela substituição por medidas cautelares


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes concedeu no sábado 10 liberdade provisória ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
O líder do partido de Jair Bolsonaro havia sido preso na última quinta-feira 8, durante uma operação da Policia Federal sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. Na ocasião, Valdemar foi detido por um fato alheio à investigação: porte ilegal de arma de fogo.
No sábado, um dia depois de Moraes converter a prisão em flagrante em preventiva, a Procuradoria-Geral da República opinou pela substituição por medidas cautelares. O ministro acatou o parecer.
“Ocorre, entretanto, que, apesar de continuam presentes os requisitos ensejadores da prisão preventiva, algumas circunstâncias específicas devem ser analisadas, uma vez que o investigado é idoso, tendo 74 anos, e não teria cometido os crimes com violência ou grave ameaça, tendo sido os objetos encontrados dentro de sua residência, no momento do cumprimento de mandado de busca e apreensão”, ponderou o juiz.
Leia a íntegra da decisão:
PET 12100 LPApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF prende coronel alvo de operação sobre trama golpista em 2022
Por CartaCapital
MP Militar pede investigação sobre irregularidades na compra de filé mignon pelas Forças Armadas
Por CartaCapital
‘Quem decide para onde vão as Forças são vocês’: PF lança luz sobre discurso de Bolsonaro após perder a eleição
Por CartaCapital