CartaExpressa
‘Kids pretos’ acusados de envolvimento em trama golpista vão para prisão militar no DF
A decisão foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a transferência dos militares do Exército Mário Fernandes e Rodrigo Bezerra de Azevedo, presos sob acusação de participação na trama golpista investigada pela Polícia Federal, para uma prisão do Comando Militar do Planalto, em Brasília (DF).
Desde a semana passada, Fernandes e Azevedo estão presos no 1º Batalhão de Polícia do Exército, no Rio de Janeiro. A decisão do ministro foi assinada na sexta-feira 29 e publicada nesta segunda-feira 2.
Fernandes é general da reserva e Azevedo é tenente-coronel. Eles estão entre os integrantes do grupo de elite das Forças Armadas, os chamado “kids pretos“, e são suspeitos de envolvimento em planos que incluíam a morte de Moraes, do presidente Lula (PT) e do vice Geraldo Alckmin (PSB).
Os pedidos de transferência partiram das defesas dos militares. Moraes permitiu também que eles recebam as visitas de suas esposas e filhos. Outras visitas, porém, dependerão de nova autorização.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Kids pretos’ desistiram de matar Moraes por falta de adesão do Exército, conclui a PF
Por CartaCapital
Quem são os ‘kids pretos’, grupo militar alvo de operação da PF
Por CartaCapital