CartaExpressa
Justiça mantém prisão de PM suspeito de matar jovem de 16 anos
Victoria chegou a ser levada para o Hospital Geral de Guaianases, mas não resistiu aos ferimentos


O Tribunal de Justiça de São Paulo converteu em preventiva a prisão do policial militar Thiago Guerra, suspeito de matar a estudante Victoria Manoelly dos Santos, de 16 anos, em Guaianases, na Zona Leste de São Paulo. O caso aconteceu na última sexta-feira 10.
Segundo testemunhas, o disparo que matou a jovem partiu da arma do sargento, quando ele bateu com a pistola na cabeça do irmão da vítima. Os irmãos estavam em frente a um bar, acompanhados da mãe e de amigos, quando viram um homem fugindo de PMs.
Kauê, o irmão de Victoria, declarou em depoimento que um dos agentes voltou até eles e começou a questioná-los. Disse ainda que o PM o agarrou pela gola da camiseta, apontou a arma para o seu rosto e acertou uma coronhada em sua cabeça, momento em que a arma disparou e acertou a adolescente.
Guerra dá outra versão para o caso. Ele alegou que, na abordagem aos irmãos, Kauê estaria com as mãos na região da cintura e teria desferido um tapa para tentar se esquivar. Segundo o policial, naquele momento sua arma disparou e a bala atingiu a região próxima ao ombro da jovem.
Victoria chegou a ser levada para o Hospital Geral de Guaianases, mas não resistiu aos ferimentos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Adolescente morre após ser baleada durante abordagem da PM em São Paulo
Por CartaCapital
‘Quero desse miserável do Tarcísio ao menos um pedido de desculpa’, diz mãe de estudante morto pela PM
Por CartaCapital