CartaExpressa
Justiça mantem prisão de Gabriel Monteiro em audiência de custódia
Acusado de estupro, o ex-vereador se entregou à polícia e foi transferido para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou a manutenção da prisão preventiva do ex-vereador Gabriel Monteiro, acusado de estupro. A decisão se deu nesta terça-feira 8 durante audiência de custódia e partiu da juíza Rachel Assad Cunha.
Monteiro teve a prisão preventiva decretada na segunda-feira 7, por decisão do juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal do Rio. O ex-vereador se entregou à polícia e, nesta terça, foi transferido para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio.
Gabriel Monteiro responde a um novo processo por estupro, diferente dos avaliados pelo Conselho de Ética da Câmara do Rio, que determinou a cassação do mandato de vereador.
Uma jovem de 23 anos o acusa de ter cometido o crime após se conhecerem em uma boate na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Ela relatou ser sido levada para a casa de um amigo de Monteiro, onde o político a teria constrangido a manter relação sexual, passando uma arma em seu rosto, empurrando-a na cama, segurando seus braços e dando tapas em seu rosto. O ex-vereador nega o crime.
Na decisão judicial, além da prisão preventiva, foi determinada a apreensão de celulares e armas de fogo do acusado. O processo corre em segredo de Justiça.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Gabriel Monteiro se apresenta à polícia após mandado de prisão por estupro
Por CartaCapital
Valdemar diz que Bolsonaro será presidente de honra do PL e candidato a presidente em 2026
Por Wendal Carmo
Bolsonaro nomeia irmã de Guedes para o Conselho Nacional de Educação
Por CartaCapital
Sem provas, ex-aliado acusa Bolsonaro de bater em Michelle
Por CartaCapital