CartaExpressa
Justiça manda o governo Zema oferecer passe livre no 2º turno
A decisão é válida para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte


A juíza Janete Gomes Moreira, da 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, determinou nesta sexta-feira 28 que a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais garanta tarifa zero nos ônibus intermunicipais em toda a Região Metropolitana da capital no próximo domingo 30, dia do segundo turno das eleições.
A ordem ao governo de Romeu Zema (Novo) inclui manter o serviço em “níveis normais, sem qualquer tipo de redução”.
Segundo a magistrada, “a concessão de gratuidade do transporte público pelo Poder Público no segundo turno das eleições presidenciais nada mais é do que a consecução, na prática, da garantia de que todos os votos são iguais, vez que possibilitará a todo e qualquer indivíduo exercer plenamente a sua cidadania”.
Neste mês, o Supremo Tribunal Federal autorizou prefeituras e concessionárias a oferecer passe livre no dia do segundo turno. Belo Horizonte e municípios da Grande BH já anunciaram a gratuidade do transporte no domingo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça manda Rodrigo Garcia garantir passe livre no metrô de São Paulo no 2º turno
Por Wendal Carmo
Padre recebe ameaças após alugar salão para comemorar aniversário de Lula
Por Wendal Carmo
Em manifesto, espíritas de todo o País defendem o voto em Lula
Por CartaCapital