CartaExpressa
Justiça manda arquivar processo contra Nelson Piquet por ataque a Lula
Senador petista havia acionado a Justiça contra declaração que pedia Lula ‘no cemitério’
A Justiça decidiu arquivar um processo do senador Humberto Costa (PT-PE) contra Nelson Piquet, ex-piloto de Fórmula 1, que havia sugerido que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria estar “no cemitério”.
A declaração ocorreu no início deste mês, quando Piquet estava em uma manifestação contrária ao resultado eleitoral do segundo turno. Na ocasião, o ex-piloto mencionou a frase “Lula lá no cemitério”.
Humberto Costa, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, acionou o Ministério Público do Distrito Federal logo após a declaração.
De acordo com o portal UOL, nesta quarta-feira 30, a juíza Elisabeth Cristina Amarante Minaré, do 1º Juizado Especial Criminal de Brasília, levou em conta que não houve ação por parte da pessoa ofendida (Lula). Sendo assim, Costa não teria legitimidade para mover a representação criminal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pablo Vittar, BaianaSystem, Tereza Cristina: veja a lista de artistas que tocarão na posse de Lula
Por CartaCapital
Lula cita festas de fim de ano e faz apelo por vacinação contra a Covid
Por CartaCapital



