CartaExpressa

Justiça Federal anula decisão que determinava a suspensão do Telegram no Brasil

O desembargador Flávio Lucas manteve, porém, a multa de um milhão à plataforma por descumprir a ordem de apresentar dados de usuários de grupo antissemita

Justiça Federal anula decisão que determinava a suspensão do Telegram no Brasil
Justiça Federal anula decisão que determinava a suspensão do Telegram no Brasil
Foto: iStock
Apoie Siga-nos no

A Justiça A Justiça Federal anulou parcialmente a decisão que determinava a suspensão temporária do aplicativo Telegram no Brasil.

A decisão do desembargador Flávio Lucas, da 2ª Turma Especializada do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) atende a um recurso apresentado pela plataforma contra a suspensão. O desembargador entendeu que a suspensão completa do serviço não é razoável.

“A suspensão não guarda razoabilidade considerando a afetação ampla em todo território nacional da liberdade de comunicação de milhares de pessoas absolutamente estranhas aos fatos sob apuração”, grafou o magistrado.

A decisão, porém, mantem a multa diária de  milhão à plataforma, aplicada em primeira instância, devido ao fato de o Telegram descumprir a ordem de apresentar dados de usuários de um grupo antissemita.

“É preciso que as empresas de tecnologia compreendam que o ciberespaço não pode ser um território livre, um mundo distinto onde vigore um novo contrato social, com regras próprias criadas e geridas pelos próprios agentes que o exploram comercialmente. As instituições e empresas, tal qual a propriedade privada, devem atender a um fim social, devem servir à evolução e não ao retrocesso”, acrescentou o desembargador.

Na quarta-feira 19, a Justiça Federal do Espírito Santo determinou prazo de 48 horas para que a plataforma entregasse os dados à Polícia Federal. Porém, o Telegram entregou parcialmente dados relativos apenas a grupos neonazistas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo