CartaExpressa
‘Justiça está sendo feita no Brasil para um fascista’, diz Petro sobre Bolsonaro
‘Fascismo não é uma ideologia, é um crime’, escreveu o líder colombiano


O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, compartilhou em suas redes sociais um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usando a tornozeleira eletrônica e afirmou que a “justiça está sendo feita no Brasil”.
“Fascismo não é uma ideologia, é um crime”, escreveu o líder colombiano nesta segunda-feira 21. O vídeo compartilhado por Petro foi gravado por apoiadores de Bolsonaro no Congresso.
Durante o registro das imagens, Bolsonaro afirmou que a tornozeleira era um “símbolo de humilhação”. Por causa das falas, o ministro Alexandre de Moraes pediu explicações aos advogados do ex-presidente.
Além do uso da tornozeleira de monitoramento, atualmente Bolsonaro está impedido de usar as redes sociais, incluindo transmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em perfis de terceiros.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Comitiva de senadores aos EUA é o novo alvo de Eduardo Bolsonaro
Por CartaCapital
Bolsonaro diz que ficará em silêncio até Moraes esclarecer decisão sobre redes
Por CartaCapital