CartaExpressa
Justiça Eleitoral aceita denúncia contra Mário Frias por notícia falsa contra Lula em 2022
Parlamentar, que agora é réu no caso, compartilhou foto do petista utilizando boné com sigla ‘CPX’, indicando, falsamente, associação com o crime organizado
O Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou o deputado federal Mário Frias (PL-SP) por divulgar informações falsas contra o presidente Lula (PT) durante as eleições de 2022. Diante do caso, a Justiça Eleitoral de São Paulo aceitou a denúncia proposta pelo órgão. A ação será conduzida pela juíza Cecília Pinheiro da Fonseca, da 6ª Vara Eleitoral de SP.
Ainda na eleição daquele ano, quando Lula e o então presidente Jair Bolsonaro (PL) disputavam o pleito, Frias compartilhou uma imagem em que o petista aparecia com um boné com a sigla “CPX”, enquanto Bolsonaro utilizava um boné com a sigla da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Na publicação, Frias associava a imagem de Lula ao crime organizado. De maneira enganosa, o parlamentar sugere que “CPX” significaria “cupincha”, que é um termo associado a membros de um grupo criminoso.
Na verdade, a sigla, que foi estampada por Lula em outros momentos da campanha eleitoral, é uma conhecida abreviação da palavra “Complexo” e faz referências a comunidades do Rio de Janeiro. O boné em questão foi produzido por moradores do Complexo do Alemão.
Segundo a magistrada, a denúncia apresenta “prova da materialidade delitiva e indícios suficientes da autoria” para que o processo seja aberto. Mário Frias não comentou a abertura do processo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Justiça manda deputado bolsonarista excluir post com ataques a Caetano Veloso e esposa
Por Wendal Carmo
Os próximos passos após a PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Por Wendal Carmo



