CartaExpressa

Justiça determina embargo em duas fazendas de ‘campeão do desmatamento’

Pecuarista fica proibido de fazer novos desmatamentos e de substituir vegetação nativa do Pantanal ou do Cerrado

Justiça determina embargo em duas fazendas de ‘campeão do desmatamento’
Justiça determina embargo em duas fazendas de ‘campeão do desmatamento’
Edio Nogueira, fazendeiro chamado de 'campeão do desmatamento' em 2020. Foto: Reprodução/Veja
Apoie Siga-nos no

A Justiça de Mato Grosso determinou o embargo de áreas desmatadas, queimadas ou degradadas de duas propriedades do pecuarista Edio Nogueira, as fazendas Santo Antônio do Paraíso e Santo Antônio do Paraíso I.

A informação foi publicada nesta quinta-feira 15, pela revista Veja. Um levantamento do veículo havia apontado, em 2020, que Nogueira era “campeão do desmatamento”, com base nas multas aplicadas ao fazendeiro naquele ano.

De acordo com a revista, a decisão atende a um pedido da Promotoria de Justiça de Itiquira, a 357 quilômetros de Cuiabá. Trata-se de uma ação civil pública ambiental contra Nogueira e a Agropecuária Rio da Areia LTDA.

O fazendeiro fica obrigado a desfazer drenos artificiais e estradas-diques nos imóveis e proibido de fazer novos desmatamentos e substituir a vegetação nativa do Pantanal Mato-grossense ou do Cerrado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo