CartaExpressa
Justiça decide que município do Rio não terá mais segundo turno; entenda o caso
A conclusão decorre da decisão de ordenar o reprocessamento da totalização dos votos no último domingo 6
O Tribunal Superior Eleitoral informou que a eleição para prefeito de São João de Meriti (RJ), na Baixada Fluminense, não terá mais segundo turno. A conclusão decorre da decisão da Justiça Eleitoral do estado de ordenar o reprocessamento da totalização dos votos no último domingo 6.
O caso resulta da nulidade dos votos conferidos a Professor Joziel (DC), cujo pedido de formalização da candidatura foi negado devido ao indeferimento do registro de seu vice, Felipe Juventude (DC). O processo já transitou em julgado e, portanto, não prevê recurso.
A decisão anula os 2.624 votos recebidos por Joziel, no âmbito de uma ação apresentada pelo primeiro colocado na disputa, Léo Vieira (Republicanos).
Vieira saiu das urnas no domingo com 49,82% dos votos válidos. Ele disputaria o segundo turno com Valdecy da Saúde (PL), que conquistou 33,01%. Com a nova totalização, porém, o candidato do Republicanos já aparece no sistema do TSE como eleito:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Primeiro turno das eleições tem 576 prisões e R$ 23 milhões apreendidos
Por CartaCapital
Primeiro programa de Boulos no 2º turno mira jovens empreendedores, em aceno a eleitores de Marçal e Tabata
Por CartaCapital
Paraná Pesquisas: Bruno Engler e Fuad Noman empatam tecnicamente no 2º turno em BH; veja os resultados
Por CartaCapital





