CartaExpressa
Justiça de SP manda prender e bloqueia R$ 3 milhões de suspeito de causar incêndios
Juiz determinou a prisão cautelar afirmando que outras medidas seriam insuficientes para impedir novos delitos e garantir a ordem pública
O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a prisão cautelar e o bloqueio de 3 milhões de reais de um homem acusado de realizar incêndios recorrentes na região de Franca, em São Paulo.
A prisão foi pedida pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Segundo o órgão, a hipoteca legal dos bens do acusado foi determinada para garantir a reparação por eventuais danos causados.
Na decisão, o juiz determinou a prisão cautelar afirmando que outras medidas seriam insuficientes para impedir novos delitos e garantir a ordem pública, dada a natureza dos crimes e suas consequências.
O investigado teria causado incêndios em áreas rurais de Patrocínio Paulista e Itirapuã. Em uma das ações, o homem teria chegado de carro em uma fazenda e usou líquido inflamável e um isqueiro para iniciar uma queimada que atingiu grandes proporções.
A ação penal prosseguirá conforme o rito ordinário, e o acusado terá o prazo de 10 dias para responder às acusações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



