CartaExpressa
Justiça da Espanha suspende audiência de extradição de bolsonarista Oswaldo Eustáquio
No Brasil, o blogueiro é acusado de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito pelos atos golpistas do 8 de Janeiro


A Justiça da Espanha suspendeu o julgamento dos pedidos de prisão preventiva ou extradição de Oswaldo Eustáquio. A audiência estava prevista para acontecer nesta quinta-feira 6.
Segundo um documento da Justiça espanhola, o pedido para suspensão do comparecimento foi protocolado pela defesa do blogueiro. Uma nova audiência será marcada, de acordo com o texto, conforme for possível segundo a agenda do tribunal.
No Brasil, o blogueiro bolsonarista é acusado de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito pelos atos golpistas do 8 de Janeiro.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, já emitiu dois pedidos de prisão preventiva contra ele. Também pesam denúncias por ameaça e corrupção de menores.
No final de 2023, o ministro chegou a pedir a inclusão do nome de Eustáquio na lista da Interpol.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça da Espanha vai julgar pedido de prisão contra bolsonarista Oswaldo Eustáquio
Por CartaCapital
Moraes pede extradição de bolsonarista Oswaldo Eustáquio, foragido na Espanha
Por CartaCapital