CartaExpressa
Justiça dá 48 horas para Marçal e Meta explicarem sugestão de emojis em posts
Juiz determinou ainda que o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifeste em 24 horas


O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) estipulou um prazo de 48 horas para que Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, e a Meta expliquem o fato de o Instagram sugerir emojis ligados à campanha do ex-coach.
A decisão, do juiz eleitoral Murillo D’Avila Vianna Cotrim, foi nesta quinta-feira 5. Ele determinou que o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifeste em 24 horas.
Foto: Reprodução
A ação analisa a recomendação do número 28 e da letra “M” que aparecem para usuários mesmo em publicações de adversários do ex-coach na disputa pela prefeitura de São Paulo, como Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB).
A candidata a vereadora na capital paulista Amanda Paschoal (PSOL) chegou a acionar extrajudicialmente a Meta na última semana.
“Independentemente de se tratar de um erro ou de uma ação deliberada, seja dos responsáveis pela plataforma ou de usuários que tenham manipulado o algoritmo para induzir tais sugestões, o resultado é o favorecimento indevido de um candidato, prática essa expressamente vedada pela legislação eleitoral brasileira”, diz o documento de Paschoal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Marçal continua à frente de Nunes entre eleitores de Bolsonaro em São Paulo
Por CartaCapital
Datafolha testa cenários de 2º turno com Boulos, Marçal e Nunes; veja os resultados
Por CartaCapital