CartaExpressa
Justiça condena envolvidos na morte do advogado Luiz Fernando Pacheco
O criminalista, que era um dos fundadores do Grupo Prerrogativas, foi assassinado em São Paulo, em outubro de 2025
A Justiça de São Paulo condenou os acusados pela morte do advogado Luiz Fernando Pacheco, ocorrida em outubro do ano passado, no bairro Higienópolis, na capital paulista.
Lucas Brás dos Santos foi condenado a 27 anos e dois meses de prisão e Ana Paula Teixeira foi condenada a 23 anos e quatro meses de prisão. A dupla foi a responsável pela agressão que causou a morte do advogado. José Lucas Alves, que teve envolvimento no assalto, foi sentenciado a dois anos e quatro meses de prisão em regime aberto.
Para o juiz Gustavo Celeste Ormenese, da 19ª vara Criminal da Barra Funda, a dupla assumiu, em conjunto, o risco da morte ao empregar a violência contra o advogado. A defesa dos envolvidos pode recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça de São Paulo.
O crime, gravado por câmeras de segurança, ocorreu durante a madrugada, quando Pacheco saiu de um bar e resistiu ao assalto. Ele foi empurrado, caiu e sofreu forte impacto na cabeça. Socorrido horas depois, ele não resistiu aos ferimentos.
Pacheco era um nome amplamente conhecido entre juristas brasileiros. Criminalista, fez parte da equipe que fundou o Grupo Prerrogativas e esteve na defesa de José Genoino no julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STJ mantém em lista de cotistas candidato considerado branco por banca de concurso
Por Maiara Marinho
Desemprego chega a 5,1% em dezembro e atinge menor patamar da série histórica, mostra IBGE
Por CartaCapital


