CartaExpressa
Justiça absolve Guido Mantega de denúncia baseada em delação premiada
A denúncia foi apresentada pelo MPF no âmbito da Operação Bullish, que mirava supostas irregularidades em aportes do BNDES ao grupo J&F


O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, absolveu na quarta-feira 15 o ex-ministro Guido Mantega, um filho dele, Leonardo Vilardo Mantega, e o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Luciano Coutinho por supostas irregularidades no apoio financeiro do BNDES ao grupo J&F, do empresário Joesley Batista.
Eles foram denunciados pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Bullish, da Polícia Federal.
De acordo com o magistrado, a denúncia se baseava apenas em relatos colhidos a partir da delação de Joesley e, portanto, não apresentava “qualquer serventia para justificar a inauguração da instância penal”. Bastos também argumenta que Mantega não atuou diretamente nas ações do BNDES.
“Não é crível supor que todos (responsáveis pelas áreas técnicas e diretoria do BNDES) tenham adotado comportamento dirigido à prática de fraudes, com vistas a beneficiar determinada empresa. Os autos não contêm prova alguma nesse sentido”, diz a sentença.
Em nota, a defesa de Mantega e Leonardo disse ter recebido a decisão com alegria e afirmou que ela reparou “uma enorme injustiça” cometida contra os dois.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes conclui análise e mantém 294 presos por envolvimento no 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
Em Itaipu, Lula promete novo acordo entre Brasil e Paraguai com foco na proteção ambiental
Por Getulio Xavier