CartaExpressa

Justiça mantém a prisão de sargento da Marinha que matou vizinho negro no Rio

O militar alega ter agido em legítima defesa; a viúva da vítima, porém, afirma que houve racismo

Justiça mantém a prisão de sargento da Marinha que matou vizinho negro no Rio
Justiça mantém a prisão de sargento da Marinha que matou vizinho negro no Rio
Créditos: Reprodução/TV Globo
Apoie Siga-nos no

A juíza Juliana Grilo-El Jaick, do 4º Tribunal do Júri de São Gonçalo (RJ), manteve nesta segunda-feira 4 a prisão do sargento da Marinha Aurélio Alves Bezerra, acusado de matar em 2 de fevereiro o vizinho negro Durval Teófilo Filho, em São Gonçalo. A informação é do jornal O Globo.

Imagens das câmeras de segurança do condomínio captaram o momento em que o sargento disparou três tiros contra o vizinho. Naquele momento, a vítima procurava as chaves do portão em uma mochila. 

O militar alega ter agido em legítima defesa ao confundir o vizinho com um bandido. A viúva de Durval, Luziane Ferreira Teófilo, porém, afirma que Aurélio atirou no marido dela por racismo. Antes da sessão desta segunda, Luziane esteve frente a frente com o sargento.

“Eu sou a voz do Durval. O racismo não pode continuar impune. Toda a minha força será para trazer Justiça e cuidar da nossa filha. Não tem como não ficar revoltada com a morte do Durval. Desde os 18 anos, quando começamos a namorar, já sabíamos que nunca iríamos nos separar. Ele (Aurélio) calou o homem da minha vida, mas não vai me calar”, disse Luziane ao jornal Extra.

De acordo O Globo, a juíza Juliana El-Jaick ainda decidirá se Aurélio será julgado por júri popular.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo