CartaExpressa
Juíza de SP quebra os sigilos bancário e fiscal de Valdemiro Santiago
A decisão se refere a uma dívida de aluguel de um imóvel em Carapicuíba, na Grande São Paulo


A Justiça de São Paulo determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus. A decisão foi tomada no âmbito de uma dívida de aluguel referente a um imóvel em Carapicuíba, na Grande São Paulo.
A quebra foi autorizada pela juíza Rossana Luiza de Faria, segundo o UOL, e alcança também as contas de Mateus Machado de Oliveira. A magistrada argumentou que a medida é importante para “apurar eventual confusão patrimonial”.
De acordo com o site, o proprietário do imóvel em Carapicuíba sustenta que há indícios de que valores doados por fiéis foram “ocultados” nas contas de Valdemiro. O valor cobrado é de cerca de 248 mil reais.
Ao se defender, Valdemiro alegou que, por não fazer parte do estatuto social da igreja e não ter assinado o contrato de locação, não deve ser alvo da quebra. A Igreja Mundial contesta o valor e diz que a dívida seria de 202 mil reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.