CartaExpressa
Juiz restabelece plano de Trump e abre caminho para demissões em massa no governo dos EUA
Proposta faz parte do plano do governo norte-americano para reduzir o tamanho da máquina pública


Um juiz dos Estados Unidos restabeleceu nesta quarta-feira 12 o plano do governo de Donald Trump que incentiva os funcionários a pedir demissão, após tê-lo suspendido na semana passada.
O governo tinha dado nove dias para mais de dois milhões de funcionários para deixarem seus cargos mantendo seus salários até o fim de setembro, um plano controverso destinado a reduzir os gastos públicos.
Após suspendê-lo na semana passada, o juiz declarou que os sindicatos carecem de capacidade legal para impugnar a medida, por isso concluiu que “está dissolvida a medida cautelar anteriormente emitida”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Trump conversa com Putin por telefone e diz que presidente russo visitará os EUA
Por CartaCapital
Inflação nos EUA sobe para 3% em janeiro e Trump culpa Biden
Por AFP