CartaExpressa

Juiz proíbe empresário de compartilhar vídeo com ameaças contra Lula

O homem está sujeito a multa diária em caso de reprodução do conteúdo

Juiz proíbe empresário de compartilhar vídeo com ameaças contra Lula
Juiz proíbe empresário de compartilhar vídeo com ameaças contra Lula
Empresário que fez ameaças de morte a Lula Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O juiz Fernando de Oliveira Domingues Ladeira, da 7ª Vara Cível do Foro de São Bernardo do Campo, aceitou pedido de liminar e determinou a proibição da reprodução e do compartilhamento de um vídeo em que um empresário profere ameaças ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Identificado como José Sabatini, o autor das ameaças terá de pagar multa diária de mil reais até cem mil reais se continuar divulgando esse vídeo ou conteúdos do mesmo teor.

“A liberdade de expressão é o fundamento da democracia, contudo, a democracia em si não se limita a uma primeira geração de direitos, direitos estes de não intervenção do Estado na esfera privada dos indivíduos”, escreveu o juiz. “A democracia é mais do que isto, pois além de assegurar a não intervenção em esferas íntimas dos cidadãos, tem por escopo também viabilizar que todos possam atingir a plena potencialidade.”

“Trata-se de usar o próprio argumento utilizado para a defesa de uma liberdade de expressão ‘irrestrita’ para justificar a interdição dos discursos de ódio”, escreveu o magistrado. 

O vídeo em questão motivou um telefonema do governador João Doria (PSDB) à presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O tucano ordenou imediata investigação contra o homem que incitou violência ao ex-presidente.

A gravação foi divulgada na internet após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, decidir anular as condenações do ex-presidente na Lava Jato.

“Lula, seu filho da puta, quero dar um recado para você. Hoje é sábado, dia 13 de março, presta atenção no recado que eu vou dar para você, seu vagabundo: se você não devolver os 84 bilhões de reais que você roubou do fundo de pensão dos trabalhadores, você vai ter problema, hein, cara. Você vai ter problema”, disse o homem no vídeo.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo