CartaExpressa
Juiz nega pedido para arquivar investigação contra Flávio Bolsonaro, diz portal
É é a terceira vez que o Ministério Público Eleitoral pede o arquivamento das apurações


O juiz Flávio Itabaiana, da 204ª Zona Eleitoral no Rio de Janeiro, negou nesta quinta-feira 03 um pedido do Ministério Público Eleitoral para investigar o senador Flávio Bolsonaro (PL) por falsidade ideológica eleitoral, segundo o portal G1.
O filho 01 de Jair Bolsonaro é acusado de omitir três imóveis, dois em Copacabana e um em Botafogo, na Zona Sul do Rio, no valor total de R$ 2,5 milhões, à Justiça Eleitoral, em 2014, quando se candidatou à reeleição como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Segundo o juiz, o senador teria declarado apenas um apartamento localizado no bairro Laranjeiras. Itabaiana ressalta, no entanto, que Flávio alienou os três imóveis antes das eleições, mas não declarou o movimento à Justiça, o que poderia caracterizar crime de falsidade ideológica.
Agora, a investigação deve seguir para apreciação da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal. Esta é a terceira vez que o Ministério Público Eleitoral pede o arquivamento das apurações. Como justificativa, o MPE afirma que, apesar dos imóveis não constarem na declaração apresentada à Justiça, o senador fez ajustes sobre a alienação na Receita Federal.
Ao G1, a defesa de Flávio Bolsonaro disse que confia no arquivamento das investigações pela Câmara Revisional.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os desafios de Lula
Por André Barrocal
Sem foro, Bolsonaro vê risco de ser preso aumentar
Por AFP
Bolsonaro cumprimenta Alckmin em rápido encontro no Palácio do Planalto
Por CartaCapital