CartaExpressa

Juiz mantém veto a pesquisa Datafolha pedido por Russomanno

Juiz mantém veto a pesquisa Datafolha pedido por Russomanno

O juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas manteve nesta quarta-feira 11 a liminar que proíbe a divulgação de pesquisa Datafolha sobre o cenário eleitoral na cidade de São Paulo. Na véspera, o magistrado havia acatado pedido da coligação de Celso Russomanno (Republicanos), candidato à Prefeitura.

De acordo com o magistrado, “ao que parece a pesquisa eleitoral ora impugnada está em desacordo com a legislação e a jurisprudência eleitoral”. Mas, segundo o diretor de pesquisas do Datafolha, Alessandro Janoni, o instituto se baseia nas mesmas variáveis de planejamento amostral e ponderação de dados há mais de 35 anos.

“Causa espanto e é preocupante um pedido de impugnação da divulgação justamente agora quando o candidato que solicita a censura apresenta queda nas intenções de voto”, disse Janoni.

Agora, o Datafolha irá recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem