CartaExpressa
Jornalista americano é morto na Ucrânia por soldados russos
New York Times disse que o profissional trabalhou no veículo, mas não estava cobrindo a guerra


O jornalista norte-americano Brent Renauld foi baleado e morto na cidade de Irpin, nos arredores de Kiev, na Ucrânia neste domingo 13.
Em nota, o New York Times confirmou a morte do jornalista. Renauld é cidadão dos Estados Unidos. O jornal manifestou “tristeza profunda” pelo profissional que, segundo a nota, trabalhou no jornal há alguns anos mas não estava cobrindo a guerra da Ucrânia.
Ainda segundo a polícia, outro repórter do jornal, que estava com o jornalista morto, também foi atingido e levado a um hospital em Kiev. O governo dos Estados Unidos ainda não se manifestou.
Ao lado do irmão Craig Renaud, o jornalista produziu diversos documentários, cobriu eventos como as guerras no Iraque e no Afeganistão, o terremoto no Haiti, a violência dos cartéis no México e a crise de refugiados na América Central, informa o site da produtora dos irmãos. Em 2014, a dupla venceu o prêmio Peabody de melhor documentário por Last Chance High, produzido para o site Vice News.
Response from a New York Times spokesperson in regard to the death of Brent Renaud in Ukraine. pic.twitter.com/K11eW685yr
— NYTimes Communications (@NYTimesPR) March 13, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.