CartaExpressa
Jones Manoel recupera perfis no Instagram e Facebook
As contas do historiador foram desabilitadas na quarta-feira por, supostamente, não seguirem os padrões da comunidade
O historiador Jones Manoel anunciou, nesta sexta-feira 8, que conseguiu recuperar o acesso aos seus perfis no Instagram e Facebook, redes sociais da Meta.
Em um vídeo publicado em seus perfis, o historiador confirmou que o acesso ao Facebook foi normalizado ainda na madrugada de sexta e o do Instagram, pela manhã.
Os dois perfis haviam sido desativados na última quarta-feira 6 sem explicações detalhadas por parte da empresa. Na ocasião, a Meta se limitou a informar que as contas não seguiam os padrões da comunidade.
Jones, à época, disse acreditar que a exclusão tinha motivações políticas. Ao recuperar as contas na manhã desta sexta, ele voltou a citar questões políticas no caso, alegando que a Meta ‘não esperava essa campanha de solidariedade’ e que teria liberado os perfis após sentir a ‘pressão política’.
Ainda no vídeo, ele afirmou não ter decidido se seguirá ou não com uma ação judicial contra a Meta pela desativação temporária dos perfis. A decisão final, relatou, será tomada em conjunto com os seus advogados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O que se sabe sobre a ameaça de bomba em avião da Azul que fez pouso de emergência em Brasília
Por CartaCapital
Operação mira esquema que movimentou R$ 4 bilhões com jogo do ‘Tigrinho’; influenciadores são alvos
Por CartaCapital


