CartaExpressa
Joe Biden, presidente dos EUA, lamenta mortes por chuvas no Rio Grande do Sul
Norte-americano disse, em comunicado, estar em contato com ‘parceiros brasileiros’ para fornecer ajuda aos gaúchos


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse, na noite deste sábado 11, lamentar as mortes causadas pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, no Brasil.
O norte-americano informou estar em contato com ‘os parceiros brasileiros’ para fornecer ajuda aos gaúchos afetados pela tragédia.
Até aqui, o governo dos EUA doou 20 mil dólares, o equivalente a 100 mil reais, para as vítimas da tragédia. Segundo o porta-voz de Biden, a gestão também doará outros 100 mil dólares para a compra de kits de higiene.
No comunicado emitido no sábado por Biden, o democrata diz estar ‘profundamente triste’ com as mortes no estado brasileiro.
Ao todo, 143 pessoas já perderam a vida pelos temporais, segundo o balanço emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul neste domingo. Há mais de 800 feridos e 125 desaparecidos. A tragédia afeta mais de 2 milhões de pessoas.
“Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas impactadas por essa tragédia e com os socorristas que trabalham no resgate e para fornecer ajuda médica às famílias e indivíduos”, diz Biden em um trecho do comunicado.
“Minha gestão está em contato com nossos parceiros brasileiros, e os Estados Unidos estão trabalhando para fornecer a ajuda necessária para os brasileiros, em coordenação com as autoridades brasileiras à frente da operação. Os Estados Unidos estão com o Brasil neste difícil momento”, completa o norte-americano.
As chuvas no Rio Grande do Sul devem continuar intensas, pelo menos, até segunda-feira 13, segundo previsões. Há alertas de deslizamentos e alagamentos em curso neste momento em diversas cidades gaúchas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rio Grande do Sul tem 145 mortes confirmadas após chuvas
Por CartaCapital
Rio Grande do Sul tem previsão de mais chuva forte neste domingo
Por Agência Brasil
Teorias conspiratórias que negam mudanças climáticas crescem durante tragédia no RS
Por AFP
O negacionismo climático de Eduardo Leite
Por Matheus Gomes
De Cuba à Argentina, por que não buscar cooperação internacional em defesa civil?
Por Milton Rondó