CartaExpressa
Janones descarta apoiar Bolsonaro no segundo turno: ‘Está minando a democracia’
Pré-candidato do Avante diz ainda que o presidente tenta o golpe, mas é incompetente para concluí-lo: ‘Para mim, ele é uma piada’


O pré-candidato do Avante à presidência, André Janones, descartou apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno da eleição deste ano. De acordo com o deputado federal, o motivo é que o ex-capitão “está minando a democracia”.
Janones diz ainda que Bolsonaro tentará um golpe, caso seja derrotado, mas, não terá força para concluí-lo. “Não tenho nenhuma dúvida que ele já está tentando”, afirmou o parlamentar em entrevista publicada nesta segunda-feira 18 no Valor Econômico. “Você não faz um golpe da noite para o dia. Bolsonaro está preparando um golpe desde que assumiu. Tenho convicção de que ele não conseguirá, porque é incompetente até para isso. Para mim, ele é uma piada“.
Na conversa, o pré-candidato confirmou ainda que, “como um democrata, não tenho outra opção que não seja militar pró-democracia”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.