CartaExpressa

Janja publica homenagem a Nísia após demissão: ‘Ministra e amiga’

A primeira-dama destacou a dedicação e o profissionalismo da agora ex-ministra da Saúde

Janja publica homenagem a Nísia após demissão: ‘Ministra e amiga’
Janja publica homenagem a Nísia após demissão: ‘Ministra e amiga’
Janja postou foto ao lado de Nísia – Foto: Cláudio Kbene / Reprodução / Instagram Janja Lula
Apoie Siga-nos no

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, foi às redes sociais nesta quarta-feira 26 para homenagear a agora ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, demitida na véspera pelo presidente Lula (PT).

“Querida ministra e amiga Nísia, você fez um trabalho incrível de reconstrução do Ministério da Saúde. Trabalhou, dia a dia, de cabeça erguida, lutando o bom combate e mostrando ao povo brasileiro a importância da ciência. Com você, o Ministério da Saúde e os profissionais do SUS voltaram a ser respeitados e isso nos enche de orgulho”, escreveu Janja, citando as páginas oficiais de Nísia e do Ministério no Instagram.

“Obrigada pela sua dedicação, profissionalismo e responsabilidade na condução do seu trabalho. Você foi e é gigante! Grande abraço e um caminho sempre iluminado para você”, completou a primeira-dama, em mensagem ilustrada por uma foto das duas abraçadas em um evento oficial.

A manifestação de Janja na rede social contrasta com o perfil do presidente. Até 12h desta quarta as páginas oficiais de Lula não postaram informações sobre a demissão. As publicações mais recentes, inclusive, trazem fotos e informações sobre o último evento público oficial de Nísia antes do anúncio de demissão: a assinatura de portarias para investimentos em vacinas contra dengue e outras doenças. Nas postagens, ela ainda é chamada de “ministra”.

A demissão de Nísia foi confirmada no fim da tarde de terça-feira 25, em nota oficial protocolar postada no site oficial do governo. Ela será substituída por Alexandre Padilha, que assume formalmente o cargo em 6 de março – quinta-feira após o carnaval.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo