CartaExpressa
Janja e Lula adotam cachorra resgatada das enchentes no Rio Grande do Sul
Batizada de ‘Esperança’, a cachorra será o terceiro animal de estimação do casal


A primeira-dama, Janja da Silva, adotou uma cachorra vítima da tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul.
A adoção aconteceu no município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Janja destacou que só no abrigo onde fez a adoção são 400 animais necessitando de cuidados. Na postagem, a primeira-dama fez agradecimentos à Associação 101 viralatas e à Secretaria Municipal de Bem Estar Animal.
No mesmo vídeo, a cachorra aparece no colo do presidente Lula, em um avião, sendo levada a Brasília.
Batizada de ‘Esperança’, a cachorra será o terceiro animal de estimação de Janja e Lula, que já são tutores das fêmeas Paris e Resistência.
Resistência, aliás, foi a primeira cachorra a subir a rampa do Palácio do Planalto junto a Lula (PT), em sua posse no 1º de janeiro deste ano. A vira-lata de 4 anos também foi adotada por Janja, em 2018, quando Lula esteve preso em Curitiba.
Ver essa foto no Instagram
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que é o ‘Orçamento de Guerra’ que o Congresso quer aprovar após a tragédia no Rio Grande do Sul
Por André Lucena
A incoerência de Eduardo Leite ao propor um ‘Plano Marshall’ para o Rio Grande do Sul
Por Josué Medeiros
‘Não é hora de procurar culpados’ pela tragédia no Rio Grande do Sul, diz Eduardo Leite
Por Caio César
Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirma 83 mortes após chuvas no estado
Por CartaCapital