CartaExpressa
Itália: Giorgia Meloni, premiê de extrema-direita, parabeniza Lula por vitória
A primeira-ministra afirmou que os países continuarão a ‘trabalhar juntos’ para ‘enfrentar desafios em comum’


A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, de extrema-direita, reconheceu a vitória de Lula (PT) na eleição presidencial e parabenizou o petista pela conquista.
A declaração foi publicada pelo governo italiano nas redes sociais nesta segunda-feira 31.
“Parabéns a Lula pela eleição a presidente da República Federativa do Brasil. A Itália e o Brasil continuarão a trabalhar juntos em nome da amizade histórica entre os nossos povos e para enfrentar os desafios comuns que nos esperam”, afirmou a premiê.
Meloni é uma das primeiras líderes da ultradireita mundial a fazer esta menção ao presidente eleito no Brasil.
Presidente @GiorgiaMeloni: Congratulazioni a @LulaOficial per l'elezione a Presidente della Repubblica federale del Brasile. Italia e Brasile continueranno a lavorare insieme nel nome della storica amicizia tra i nostri popoli e per affrontare le sfide comuni che ci aspettano
— Palazzo_Chigi (@Palazzo_Chigi) October 31, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.