CartaExpressa
Israel mata Mohammad Afif, chefe da comunicação do Hezbollah
Afif foi morto durante ataque israelense à capital do Líbano, Beirute
As tropas do líder israelense Benjamin Netanyahu mataram Mohammad Afif, o chefe da comunicação do grupo Hezbollah, neste domingo 17, durante um ataque a Beirute, a capital do Líbano.
Segundo informações da AFP, a morte aconteceu em meio a um ataque contra os escritórios do braço libanês do partido sírio Baath.
“O ataque no bairro de Ras al Nabaa matou o responsável pelas relações com a imprensa do Hezbollah”, disse à agência uma fonte das forças de segurança libanesas. Nem Israel nem o Hezbollah, porém, confirmaram oficialmente a morte de Afif.
A última aparição pública de Mohammad Afif foi no último dia 11 de novembro, quando afirmou que o Hezbollah teria armas e suprimentos para se colocar em uma “guerra longa” contra Israel.
Afif era próximo de Hassan Nasrallah, ex-chefe do Hezbollah, morto no último mês de setembro. Era Afif o responsável pelas coletivas de imprensa do grupo, notadamente em Beirute. Antes de chefiar a comunicação do Hezbollah, ele dirigia o canal de televisão Al-Manar, ligado ao grupo.
O ataque de Israel neste domingo atingiu uma área de Beirute em que pessoas que saíram do sul do Líbano buscavam refúgio. Segundo agências internacionais, o bombardeio não foi precedido de aviso prévio por parte das tropas israelenses.
(Com informações da AFP)
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


