CartaExpressa
Ipespe: Lula lidera todos os cenários de 1º turno e venceria qualquer adversário no 2º
Ciro Gomes varia entre 9% e 11% nas projeções para o 1º turno e derrotaria Bolsonaro no 2º


Pesquisa Ipespe divulgada nesta quinta-feira 30 aponta que Lula mantém a liderança das intenções de voto para a Presidência da República em 2022.
No 1º cenário, o petista marca 43%, seguido por Jair Bolsonaro (28%), Ciro Gomes (11%), João Doria (5%), Luiz Henrique Mandetta (4%) e Rodrigo Pacheco (2%). Na pesquisa anterior, de agosto, Lula tinha 40%, Bolsonaro 24% e Ciro 10%.
No 2º cenário, com mais potenciais candidatos, Lula segue com larga vantagem, chegando a 42% das intenções. Na sequência, vêm Bolsonaro (25%), Ciro (9%), Sergio Moro (7%), Mandetta (3%), José Luiz Datena (3%), Eduardo Leite (3%), Simone Tebet (1%), Rodrigo Pacheco (1%) e Alessandro Vieira (0%).
Todas as projeções de 2º turno indicam vitória de Lula. Contra Bolsonaro, por 50% a 31%; contra Moro, por 53% a 34%; contra Ciro, por 49% a 30%; contra Leite, por 49% a 30%; e contra Doria, por 50% a 27%.
Bolsonaro também perderia para Ciro (45% a 34%). O ex-capitão também aparece numericamente atrás de Leite (36% a 33%) e Doria (39% a 35%), mas a diferença está dentro da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O Ipespe entrevistou 1.000 pessoas de 16 anos ou mais, de todas as regiões do Brasil, entre 22 e 24 de setembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PoderData: Lula venceria Bolsonaro no 2º turno por mais de 20 pontos; ‘3ª via’ aparece estagnada
Por CartaCapital
Justiça rejeita mais uma tentativa do MPF de reabrir o caso do sítio de Atibaia
Por CartaCapital
Deputado do PT pede que Aras investigue propaganda antecipada de Bolsonaro
Por Estadão Conteúdo