CartaExpressa
Ipec: 71% dos eleitores dizem que a religião do candidato não influencia o voto
Segundo o levantamento, o grupo com os maiores índices de eleitores que admitem a influência é o de evangélicos (25%)


Dados de uma pesquisa Ipec encomendada pela TV Globo divulgados nesta quarta-feira 31 apontam que para 71% dos eleitores a religião do candidato não influencia o voto.
16% responderam que a religião do postulante influencia muito a decisão do voto, enquanto 11% disseram que influencia um pouco. 2% não sabem ou não responderam.
Segundo o Ipec, o grupo com os maiores índices de eleitores que admitem a influência é o de evangélicos (25%). Já os que não veem impacto da religião do candidato na definição do voto estão os brasileiros que afirmam não ter religião ou seguem uma religião que não seja a católica ou a evangélica (79%).
O Ipec entrevistou 2.000 pessoas entre 26 e 28 de agosto em 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR01979/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.