CartaExpressa

Ipec: 1/3 dos eleitores de Bolsonaro avaliam governo Lula como ‘regular’, mas rejeição ainda é alta

De acordo com o instituto, 8% dos entrevistados avaliam o governo Lula como “ótimo” ou bom”, 33% classificam como “regular” e 56% reprovam a gestão

Ipec: 1/3 dos eleitores de Bolsonaro avaliam governo Lula como ‘regular’, mas rejeição ainda é alta
Ipec: 1/3 dos eleitores de Bolsonaro avaliam governo Lula como ‘regular’, mas rejeição ainda é alta
O presidente Lula em café da manhã com jornalistas em 6 de abril. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Um levantamento realizado pelo Ipec e divulgado nesta sexta-feira 9 aponta que um terço dos eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno avaliam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “regular”.

Ainda assim, grande parte dos apoiadores do ex-presidente reprovam o terceiro mandato do petista.

De acordo com o instituto, 8% dos entrevistados avaliam o governo Lula como “ótimo” ou bom” enquanto 33% classificam como “regular”. Os insatisfeitos são 56% e os indecisos somam 2%.

A maioria dos eleitores de Bolsonaro – 76% – também dizer reprovar a forma como o atual presidente governa, enquanto 19% aprovam. Os outros 5% dos entrevistados não souberam responder.

O Ipec entrevistou 2.000 pessoas de 1º e 5 de junho em 127 municípios do país. O levantamento foi encomendado pelo jornal O Globo.

Resultados gerais

A sondagem indica 37% de aprovação (ótimo ou bom) e 28% de reprovação (ruim ou péssimo) ao governo Lula. Outros 32% consideram a gestão regular.

O resultado indica um cenário de estabilidade, mas oscilações para baixo dentro da margem de erro podem indicar um alerta. Na pesquisa anterior, feita em abril, a aprovação era de 39% – agora, oscilou dois pontos para baixo na margem de erro. Já a reprovação estava em 26%, oscilando agora dois pontos para cima. Também oscilou pra cima a parcela que considera o governo regular, de 30% para 32%.

Em março, no primeiro levantamento feito pelo instituto, 17 pontos percentuais separavam os grupos dos satisfeitos e o dos insatisfeitos. Hoje, essa distância está em nove pontos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo