CartaExpressa

Invasores do sistema de pagamentos do governo transferiram dinheiro, aponta a PF

A possibilidade de uma falha de segurança foi negada pelo Ministério da Gestão e da Inovação, que afirma que o incidente foi causado pelo uso indevido de credenciais

Polícia Federal Foto: Divulgação/Polícia Federal
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal (PF) avançou nas investigações sobre os responsáveis pela invasão ao sistema de pagamento do governo federal a servidores, conhecido como Siafi.

Segundo informações do portal G1, divulgadas na noite da última segunda-feira 22, os investigadores conseguiram transferir recursos que seriam utilizados para realizar o pagamento da folha de servidores.

Embora os valores não tenham sido informados, a publicação aponta que parte do dinheiro transferido foi bloqueado. Também não se sabe, ainda, quais órgãos foram atingidos.

O primeiro acesso ao sistema teria sido feito no dia 5 de abril, mas outros dois acessos foram registrados nos dias seguintes. A investigação teve início imediato e os investigadores apontam que o acesso ilegal foi feito através de credenciais de servidores.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, que revelou o caso, o governo decidiu cobrar o uso de certificado digital emitido pela empresa pública da área de tecnologia, Serpro, para autorizar o acesso ao sistema de pagamentos.

O acesso dos invasores teria acontecido por meio de credenciais válidas da plataforma gov.br. Por meio disso, os criminosos teriam tentado emitir ordens bancárias via Pix. 

A possibilidade de uma falha de segurança foi rechaçada pelo Ministério da Gestão e da Inovação, que, por meio de nota, disse que o caso envolve o uso indevido de credenciais obtidas de maneira irregular.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar