CartaExpressa

Instagram marca, mais uma vez, post de Regina Duarte como falso

Atriz compartilhou vídeo contendo desinformação sobre o 8 de Janeiro

Instagram marca, mais uma vez, post de Regina Duarte como falso
Instagram marca, mais uma vez, post de Regina Duarte como falso
Regina Duarte - Foto: Reprodução/GloboNews
Apoie Siga-nos no

Novamente, a ex-secretária da Cultura Regina Duarte foi advertida pelo Instagram após publicar notícia falsa sobre os acontecimentos do dia 8 de Janeiro, em Brasília. 

Os usuários que visualizarem uma das publicações mais recentes da atriz, datada de quinta-feira 3, verão um aviso dizendo se tratar de uma informação falsa. 

Na legenda, Regina Duarte acusa a esquerda de inserir agentes “black blocs” para causarem a destruição dos prédios públicos durante a tentativa de golpe. A afirmação, como se vê, não tem qualquer comprovação.

O vídeo da postagem afirma que a cúpula do PT teria arquitetado o plano contendo infiltrados. O vídeo diz ainda que o ministro da Justiça, Flávio Dino, seria o “mentor” da tentativa de golpe de Estado.

As duas teses, importante ressaltar, foram criadas na extrema-direita e, até aqui, não encontram qualquer indicação de serem reais. Todas as investigações, inclusive, apontam para o caminho contrário: partiu da extrema-direita o planejamento, financiamento e execução dos atos terroristas daquele 8 de Janeiro. 

A publicação foi checada e classificada como falsa pela agência Aos Fatos. Essa não é a primeira vez que a atriz e ex-integrante do governo de Jair Bolsonaro (PL) tem uma publicação marcada como falsa. A última classificação de postagem mentirosa havia sido em junho deste ano. Naquela ocasião, ela somou 9 advertências por fake news na rede social.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo